Viagens e a busca do seu propósito

Viagens e a busca do seu propósito

setembro 15, 2020 0 Por Karla Spavier

VIAGENS E AUTO-CONHECIMENTO: O que isso tem a ver?

Viajar para o mundo pode ser o caminho para se encontrar dentro de si mesmo.

A bússola para o seu caminho está dentro de você.


A rotina pode ser cruel e avassaladora com o ser humano, em especial as mulheres, que de berço acumulam milhares de funções e obrigações que são ativas 24 horas e 7 dias por semana.

Prazer, eu sou a Karla, e trago aqui minha bagagem que construí durante minhas idas e vindas nos aeroportos e estradas pelo mundo.

Viagem sempre foi sinônimo de fulga, a clássica frase: “Vou viajar para desestressar” ou “Recarregar as baterias”. Eu viajava quando estava quase explodindo, a beira de um colapso de exaustão de energia e estresse mental e corporal.

Viagem era uma necessidade de sobrevivência, não exatamente uma escolha.


As passagens aéreas sempre parceladas, dinheiro contado, e constantemente a volta ao lar era sinônimo de um cartão de crédito estourado. Ah, a gente trabalha mais um pouco e paga. Mas precisa ser assim?
Quando nossas atitudes passam a impactar na nossa felicidade, é um alerta claro de que as escolhas devem ser repensadas.

O ciclo vicioso de agir no piloto automático precisa ser rompido e questões precisam ser abordadas: Eu preciso de comprar tanta roupa? É necessário tanto consumo para ser feliz? A moda da vez é de fato o que me faz sorrir? Não! Não é. Pode doer reconhecer. Mas passa.


Não existe fórmula pronta, os questionamentos são personalizados e requer um mergulho no seu interior para descobrir qual ciclo deve ser quebrado. O excesso pode não ser em roupas, mas pode ser em maus hábitos, práticas não edificantes. O que te aflige?


Ter um olhar diferente para tudo que sempre foi igual e parecia certo não é exatamente fácil. O caminho para a mudança de hábitos tóxicos e o percurso em busca de um propósito mais edificador podem demorar tempo, mas a jornada pode sim ser prazerosa.


Conhecer-se e evoluir pode ser leve, como uma viagem.

Tomar posse da verdadeira força feminina que existe de você pode te tornar capaz de tudo. Viajar vai muito além de colecionar carimbos em passaportes e a contagem do número de países. Viajar te tira da sua zona de conforto, do piloto automático e da rotina, e a transformação que gera dentro de você depende apenas da sua intenção aplicada.


O destino pode ajudar, mas qualquer viagem muda suas ações e reações, te compromete a observar o próximo, se atentar aos hábitos e culturas, te dando chances para reconsiderar seus comportamentos, e porque não te transformar em uma pessoa melhor?


Permita-se ser levada a conhecer o novo, a fazer algo diferente, a se propor a um novo roteiro ou a uma forma inusitada de viajar. Já se hospedou em um hostel? Já viajou sozinha? Que tal uma viagem emergida a natureza ou a um destino zen?


Exercite sua tolerância com o diferente. Faça algo que não faria normalmente. Transborde para dentro de si e reflita sobre quem você é, e quem você quer ser.


Preocupe-se sim com a sua segurança, mas não deixe os medos demasiados tomarem conta da sua liberdade, e de quem você é.
Estamos juntas nessa jornada: Mulheres viajantes que em busca de novos paraísos descobrem a si mesmas. Que tal?


Karla é administradora especialista em finanças há 10 anos. Sua paixão por viagens e escrita veio de berço. Atualmente opta por reduzir o ritmo de trabalho enquanto alimenta sua sede por auto-conhecimento, minimalismo e fotografia.

Conheça mais da minha jornada em @pazamoreviajar

Esse artigo foi escrito em parceria com Simone Adams do @si.joganomundo e pode ser lido aqui também 🙂