Slow Travel: Mais experiências, menos quantidade

Slow Travel: Mais experiências, menos quantidade

abril 20, 2020 0 Por Karla Spavier

Conheça o estilo de viagem originado na Itália em 1986 com o jornalista italiano Carlo Petrini, e que está em alta entre os viajantes. slow travel ou “viajar devagar” que se resume em sentir mais os locais que passa, vivenciar a experiência de contemplar a cultura local, as pessoas, e evitar aqueles roteiros onde se passa correndo pelas cidades visitadas. 

Montanhas Capixabas

O foco é a experiência

Você já voltou de uma viagem desejando mais alguns dias para descansar? Tirar férias das férias? Isso é comum quando fazemos voos muito longos, e “apertamos” nosso roteiro para conhecer o máximo de atrações possíveis em um curto espaço de tempo.

slow travel propõe um foco maior na sua imersão à cultura do destino escolhido, ao invés de simplesmente pular de um ponto turístico lotado para o outro. Foque na jornada, aproveite o seu destino, adote um roteiro com mais tempo e não esgote todas as suas energias de uma só vez. Eu sei que é tentador percorrer vários locais legais quando se está em um país que não é o seu, mas será que vale a pena o desgaste? 

E você, prefere visitar mais países possível, ou prefere aproveitar mais os locais? Aqui deixo 5 passos para adotar o slow travel.

1) Ande o máximo a pé

Percorra as ruas dos locais andando, apreciando os detalhes das casas e da forma com que vivem seus habitantes.

2) Hospede-se em um apartamento local

Seja pelo site de hospedagem AirBnB ou Booking, ficar em uma residência local te permite ver a movimentação das pessoas nos prédios, as idas e vindas dos moradores, e as peculiaridades daquele lugar.

3) Prove a comida típica

Peça o prato da casa, solicite a explicação do garçom da origem daquele prato. A culinária costuma ser uma das manifestações mais puras de seu povo.

4) Sente-em um café

Tome um bom café, ou qualquer outra bebida, e veja as pessoas passarem, sem pressa. Na Croácia esse hábito é chamado spika, hábito local de tomar um café observando o vaivém.

5) Aprenda algumas palavras do idioma local

Aprenda os cumprimentos mais simples, como “licença”, “bom dia” e “obrigado”. Além de acrescentar a seu conhecimento, os residentes te tratarão com muito mais carinho reconhecendo seu esforço, especialmente se estiver na Itália.

Sentiu-se mais relaxado só de ler? Aproveite mais a sua viagem com as dicas simples e fáceis de fazer 😉

Com carinho,
Karla

Siga-me no IG: @pazamoreviajar

Karla é administradora especialista em finanças, viajante por prazer e aprendiz de fotógrafa nas horas vagas. Gosta de ajudar as pessoas a se organizarem melhor.