
Guia Atacama: Geysers El Tatio
Ame ou Odeie. Sem dúvidas esse é o passeio que mais divide opiniões: Não existe meio termo quando se trata de Geysers El Tatio, o maior campo geotérmico do Atacama.
Sem mais delongas, para conhecer é preciso acordar de madrugada, pegar um frio imenso no meio do deserto, se deslocar por mais de 1h, e se for dos mais corajosos, tomar banho em uma piscina termal.
Por isso é preciso um pouco de atenção, vamos ao detalhes? Aqui conto tudo para te ajudar a decidir 😉

Os geysers são grandes colunas de vapor que saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e 10 metros de altura. São formados quando rios quentes subterrâneos entram em contato com rochas geladas, por causa da temperatura ambiente muito fria.
Ficam a cerca de 98 km da cidade de San Pedro de Atacama, e há aproximadamente 4.500 metros de altitude. Devido a altitude elevada, recomenda-se fazer esse passeio nos últimos dias, após já ter se acostumado com a diferença de altitude do deserto. Mas caso isso não seja possível, a maioria das agências de passeio fornecerem folhas de coca para você mastigar ou beber o chá, aliviando os possíveis sintomas de enjoo e tonturas. Não, não tem nada a ver com cocaína. 😅
O horário recomendado de saída para esse passeio é as 4:00 AM, sim, da manhã. Assim é possível ver a total beleza do sol nascendo entre os geyseres e vê-los em seu horário mais ativo, com força total. A recompensa é uma linda paisagem no amanhecer.

Na madrugada o deserto pode te surpreender com temperaturas negativas entre -10º e -15ºC, portanto vestir-se de forma adequada é muito importante, usando roupas térmicas, e o grande segredo, em camadas, para poder ir removendo as roupas mais quentes a medida com que o sol vai se firmando no centro do céu.
Esqueça toda aquela ideia que você tinha de que no deserto é só quente. Deserto é local de extremas temperaturas, -15ºC a 40ºC. Não é demais?

O chão do local também é molhado devido as fumaças de vapor, inclua botas impermeáveis em sua mala, além de bem confortáveis e meias bem quentinhas. Ah, que não sejam botas novas porque elas vão sujar bastante e podem te machucar nas expedições andando na areia.
Pode parecer um programa de índio, mas te garanto que é um dos passeios mais incríveis do Atacama, e as fotos por de melhor qualidade que sejam não conseguem passar a real beleza do lugar.
O tour
As agências te buscam em seu hotel, e é incluso ônibus ou van para deslocamento, e o tour é acompanhado por um guia e contempla café da manhã. Normalmente todos vão dormindo até o destino, que dura cerca de 1h entre subidas e muitas curvas.
A entrada no parque El Tatio é paga a parte e custa CLP $5.000 pesos chilenos (2017), e não é aconselhado fazer esse tour sem uma guia. Os locais de passagem são desmarcados por pedras vermelhas, mas infelizmente existem relatos de turistas que perderam a vida cruzando as barreiras para ver os buracos que saem vapor mais de perto, e escorregaram dentro deles. Alguns tem atividade muito forte e cheiro de enxofre.

É importante andar em grupo, devagar, e procurar não abaixar bruscamente a cabeça para não sentir tonteira devido a altitude, além do jejum as 5h da manhã. Chegando no parque não se perde tempo e já vão direto aos geysers, para aproveitar o seu horário de maior beleza e atividade, que é pela manhã. Logo após é servido o café, e feito a segunda parte do passeio, que são as Termas del Tatio e o Povoado Machuca que trago em um post separado (clique aqui).
É uma experiência diferente e na minha opinião não pode ficar de fora em sua ida pro Deserto do Atacama. Confira mais fotos do local.
Quanto custa?
Passeio: CLP $45.000
Entradas: CLP $5.000
Obs.: Os valores podem ser atualizados, contacte diretamente a agência para uma cotação atualizada.
A FlaviaBia Expediciones é uma agência de uma brasileira que mora no Atacama, e que conheço e recomendo. Cobram $45.000 pesos chilenos (2017), e oferecem excelente café da manhã, além de guias muito cordiais e atenciosos. Existem agências com valores mais em conta, mas recomendo pesquisar bem no Trip Advisor pois testei com outras e não gostei tanto.
RECOMENDAÇÕES
- Vá vestido em camadas, com roupas térmicas e sapatos impermeáveis;
- Contrate uma agência de confiança e bem avaliada entre os turistas;
- Leve chapéu, óculos de sol, protetor labial e cachecol, além de protetor solar;
- Caso tome banho nas piscinas termais, leve roupa de banho (para trocar nos vestiários do local), e toalha;
- Esteja disposto a acordar bem cedo no frio, caminhar bastante, e ter uma experiência que jamais vai esquecer 😉
E você, toparia um passeio diferente como o Geysers El Tatio? Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.
A continuação desse passeio está neste post: Guia Atacama: Termas del Tatio e o Povoado Machuca
Karla é administradora especialista em finanças por formação, e viajante por vocação. Enquanto não está editando fotos para compartilhar no instagram @pazamoreviajar, está planejando a próxima viagem 😉
Sou a Cíntia Morais, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito obrigada Cintia! Caso tenha alguma dúvida estou disponivel através do e-mail contato@pazamoreviajar.com.br – abraços! 🙂