Guia Atacama: Termas del Tatio e Povoado Machuca

Guia Atacama: Termas del Tatio e Povoado Machuca

maio 4, 2020 0 Por Karla Spavier

Já leu sobre o passeio mais polêmico do Atacama? O Geysers El Tatio é feito no mesmo dia que o Termas del Tatio e Povoado Machuca pela maioria das agências, senão quer perder os detalhes então confira aqui: Guia Atacama: Passeio no Geysers El Tatio

Piscina de águas termais


Após conhecer o campo geotérmico do Atacama chamado Geysers El Tatio, onde você presencia vapor saindo da terra a uma temperatura de 85°C e um lindo nascer do sol no meio do deserto, seguimos para mais surpresas: O Termas del Tatio, uma piscina de águas termais ao ar livre, com águas aquecidas saindo diretamente do subsolo da terra. É possível sentir a água quentinha com os pés quando remexemos a areia do fundo.

A primeira impressão assusta. Tirar roupas de frio e vestir roupas de banho com temperaturas negativas pode não ser muito convidativo, mas a recompensa é um banho em águas quentinhas que não dá vontade de sair! Afinal, atravessou todo o deserto para conhecer os termas, tomar banho é praticamente obrigatório.

O local dispõe de vestiário para troca de roupas, e as agências reservam um tempo de pelo menos 30 minutos para os participantes aproveitarem a piscina natural, e claro, tirar muitas fotos incríveis.

Fique atento onde deixa seus pertences pois não possui guarda-volumes, normalmente os guias olham as roupas de seu grupo, mas é sempre bom se certificar para evitar perrengue. Mesmo não entrando na piscina o visual é surreal.

Roupas colocadas na velocidade da luz nesse frio, a próxima parada é o Povoado de Machuca, onde passamos por paisagens surpreendentes pelo caminho, como o vulcão Putana – ainda ativo – e o rio La Putana.

IMG_6558
IMG_6597
IMG_6601
IMG_6599
previous arrow
next arrow

O povoado é na verdade uma aldeia muito charmosa onde mora uma família inteira em poucas casas. Ali é uma pausa ideal para fazer um lanche – seja um espeto de carne de lhama ou uma empanada de queijo de cabra – além de comprar artesanato local.

Foto: http://www.umviajante.com.br

As casas são enfeitadas com cruzes em seus telhados como uma forma de pedir proteção aos moradores. Parece cenário de um filme de faroeste. Só peço gentilmente para não pagar para tirar fotos com as lhamas para banir a exploração animal no turismo.

Devido ao cansaço de acordar muito cedo, alguns viajantes não saem das vans e se rendem ao sono. Não se deixe vencer pelo cansaço de acordar de madrugada e veja a simpatia e hospitalidade com que essas pessoas tratam os turistas, afinal elas dependem disso para viver.

Machuca é um povoado que parece perdido no tempo e no meio do nada. Um local de difícil acesso, com pessoas simples, mas que se você olhar com olhos generosos encontrará beleza.
Frase do blog desaiaspelomundo.com.br

Reserve um dia completo para esse passeio ser apreciado com calma, do jeito que ele merece. O retorno a San Pedro de Atacama é previsto para as 15h, onde os viajantes podem almoçar e aproveitar o restante do dia. Como ainda é cedo, dá para descansar e ainda aproveitar a noite. Recomendo agendar o Tour Astronômico neste dia, lembrando sempre que depende da previsão do tempo devido a visibilidade do céu para contemplar as estrelas.

Quanto custa?
Passeio: CLP $45.000
Entradas: CLP $5.000
Esses valores contemplam também o passeio Geysers El Tatio.
Obs.: Os valores podem ser atualizados, contacte diretamente a [agência] para uma cotação atualizada.

RECOMENDAÇÕES

Vá vestido em camadas, com roupas térmicas e sapatos impermeáveis;

Contrate uma agência de confiança e bem avaliada entre os turistas;

Leve chapéu, óculos de sol, protetor labial e cachecol, além de protetor solar;

Caso tome banho nas piscinas termais, leve roupa de banho (para trocar nos vestiários do local), e toalha;

Esteja disposto a acordar bem cedo no frio, caminhar bastante, e ter uma experiência que jamais vai esquecer 😉

E você, toparia um passeio diferente como esse? Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.

Karla é administradora especialista em finanças por formação, e viajante por vocação. Enquanto não está editando fotos para compartilhar no instagram [@pazamoreviajar], está planejando a próxima viagem 😉